BAAAAANDAS

sábado, 30 de janeiro de 2010


Em virtude da vinda ao Brasil da maior banda de Trash Metal, e uma das mais importantes bandas do planeta, me ocorreu um fato curioso. Desde a origem do rock sempre houve bandas que se destacaram pela originalidade e marcaram uma geração. Com o passar dos anos, entre Beatles e Nirvana surgiram outras contáveis bandas capazes de fazer escola e hoje são mencionadas como influencia por Forfuns e Fresnos cuja relação que mantém com Beatles, The Doors, Pink Floyd, Led Zeppelin e Ramones é da mesma grandeza que senhor o Gary Coleman, já que o som dessas bandas se parece muito mais com NX-Zero, com o qual disputam espaço. Não que o NX-Credo tenha a capacidade de fazer escola da mesma forma que os Ramones ou o Brizola. E é essa a questão. Nos anos 2000 não surgiu nenhuma baaaanda da qual eu me orgulhe de ter acompanhado desde o nascimento. Daqui há vinte anos, as poucas grandes bandas que ainda perduram como Metallica, Pearl Jam, Iron, Rolling Stones e U2 morrerão, muito provavelmente pela avançadississíma idade de seus integrantes. E depois disso o que sobra é a bandinha do momento, cujo cabelinho modinha meu filho terá que imitar.
Para aqueles que culpam o ritmo frenético da nova dinâmica tecnológica pós-moderna neoliberal que pôs fim à coleção de CDs, valeu a dica, mas isso todo mundo já percebeu. Só que isso não impede que uma banda se destaque pela sua originalidade. Faça o esforço imaginativo de atrasar duas décadas o aparecimento de Blitzkrieg bop pra ver como nem tudo é conseqüência inevitável das conjunturas. Além disso, se por um lado a mídia criou o sucesso volátil, por outro as novas vias de divulgação deveriam permitir o surgimento de algo bom e criativo dentre tantas porcarilhas que tocam na MTV, em todas as rádios, e em todos os mp3 de vários tamanhos,de várias cores e de vários gigas.

Por essas e outras eu deveria ter ido ao show do Metallica em SP.

Obrigado pela atenção, precisava desabafar.

7 comentários:

Calvin disse...

Por essas e outras fui no Elton Jhon,no Rod Stewart e a poucos dias na primeira vinda dos Cranberries no Brasil,além de ter ido no Offspring,Silverchair e Red Hot em outros tempos...Em tempo,o mais preocupante não é o surgimento de nenhuma banda digna de comparação com as grandes citadas,o mais preocupante é a falta de preocupação por parte da molecada de 16 anos pra baixo com isso!Como se as bandas atuais não apresentassem problema nenhum quando na verdade elas sim são REALMENTE dignas de ouvir na abertura do jornal da Band "Que merda!Cantores!Do alto de seus palcos!Dois cantores!A escala mais baixa de trabalho"...Em suma,ver a música estrangeira rendida a EMO,hip hop pop de péssima qualidade e a música nacional rendida a NX0 e seus genéricos é digno de outra frase."Isso é uma vergonha!"

Morcego disse...

Tenho vergonha das musicas consideradas do meu tempo, ligo a TV, a rádio "modernnha" e só escuto músicas ruins, água com açucar e basicamente falando sobre a mesma coisa!!! Procuro no antigo e no desconhecido algo que preste!

Anônimo disse...

Gostei do seu post do Metallica. O seu blog é muito bom, já sou seguidor. E obrigado por seguir o Blog Francisco Standard. Abraço...

Unknown disse...

Rock is dead :/

Meury disse...

Qual banda eu vou sugerir pro meu filho quando eu tiver um? O mundo ta se acabando em NX Merda e Beyonce. E stronda music (ui, sou playsson :s). Socorro...

Anônimo disse...

show deles em poa
mó foda (h)

Bella Fowl disse...

O que acontece é que TUDO hoje em dia é comercial. BAAAAAAANDAS como você disse com certeza existem, mas estão esquecidas porque não vendem. Nx, fresno e outras são bandas que fazem sucesso entre os jovens e devido a isso só ouvimos falar nas mesmas. Mas meu caro, vou te indicar um album para baixar: Yoñlu. O rapaz hoje teria 20 anos, mas se matou aos 16. Uma pena, terrível. Mas ainda assim sua herança musical é admirável.